Uma das frutas mais nutritivas, o abacate é rico em ácidos graxos ômega 9, como os ácidos linoléico e palmítico, encontrados na estrutura da nossa pele. O óleo de abacate (Persea Gratissima) tem alta capacidade de penetração na pele, nutrindo as diferentes camadas da derme. Os minerais e vitaminas A, B1, B2, D e E aumentam a síntese de colágeno e elasticidade da pele.. Naturalmente antimicrobiano, é um anti-inflamatório natural. Este antioxidante também protege a pele dos radicais livres, mantendo a barreira da pele hidratada.
Também conhecida como Artemisia Absinthium, esta erva medicinal é comumente usada na medicina tradicional na Coreia deste a antiguidade. Rica em antioxidantes, além de proteger a pele dos radicais livres, também ajuda a acalmar, nutrir e fortalecê-la. Com propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, tratam eczema e coceira.
A vitamina C, também conhecida como ácido L-ascórbico, é uma vitamina solúvel em água altamente instável que está naturalmente presente em alguns alimentos, como páprica, laranja, espinafre, salsa, kiwi. Na natureza, a vitamina C é encontrada em partes iguais como ácido L-ascórbico e ácido D-ascórbico. No entanto, a pele humana é incapaz de sintetizar vitamina C e, portanto, depende de suplementação externa na forma de aplicações tópicas. Como o ácido L-ascórbico é altamente suscetível à oxidação, a indústria da beleza desenvolveu diferentes formas e derivados estáveis como ascorbil fosfato de sódio, palmitato de ascorbil, ascorbato de retinil, tetrahexildecil ascorbato e ascorbil fosfato de magnésio que ajudam a manter a vitamina C estável e quando em contato com a pele, liberam a vitamina C pura. Antioxidante, trata e previne as alterações associadas ao fotoenvelhecimento, bem como para o tratamento da hiperpigmentação.
O ácido asiático é um ácido triterpênico isolado e purificado (min. 95%) das folhas de Centella Asiática. Ao estimular a síntese de colágeno, além de antienvelhecimento, este ingrediente antioxidante também ajuda na cicatrização da pele.
Um alfa-hidroxiácido (AHA) encontrado naturalmente em frutas cítricas como o limão, laranja e maracujá, com propriedade esfoliante gentil para renovação celular da pele. Este antioxidante aumenta a firmeza e melhora a textura da pele. Com propriedades clareadoras e adstringentes, o ácido cítrico também auxilia no equilíbrio do pH da tez.
Apesar de ter “ácido” no nome, o ácido esteárico é um ácido graxo com pH 6 aproximadamente. Este ingrediente usado para formular os cosméticos, suaviza a superfície da pele. Emoliente que reforça a barreira da pele ao manter a umidade natural bloqueada. Também funciona como surfactante e ajuda a limpar a pele, sem remover sua oleosidade natural.
Parte da família dos alfa-hidroxiácidos (AHA), encontrado no açúcar, o ácido glicólico ajuda a eliminar as células mortas da pele para renovar a sua superfície. Como suas moléculas são menores do que de outros AHAs, o ácido glicólico penetra mais profundamente na pele. Promove uma esfoliação gentil, que ajuda a reduzir a aparência do envelhecimento, controle do sebo, desbloqueio dos poros e hiperpigmentação para revelar uma tez mais uniforme e radiante.
O principal objetivo do ácido glutâmico, semelhante a outros aminoácidos, é auxiliar na hidratação da pele. Os íons ativos em sua estrutura ajudam a ligar a molécula da água à pele, restaurando a barreira da pele. Umectante que ajuda a manter o equilíbrio do pH da pele. Também protege o cabelo dos danos externos.
Glicosaminoglicano encontrado no tecido conjuntivo do corpo, o ácido hialurônico diminui à medida que envelhecemos, tornando-nos mais suscetíveis a rugas. Além de hidratante, o ácido hialurônico tem a capacidade de puxar e reter a umidade do ar. Este umectante mantém quase 1000 vezes seu próprio peso em água. Quase metade do ácido hialurônico do corpo é encontrada na pele, aumentando a elasticidade da pele.
Uma alternativa de esfoliação mais suave ao ácido glicólico (AHA) e salicílico (BHA) por ser essencialmente, uma molécula de açúcar maior, este poli-hidroxiácido (PHA) remove as células mortas na superfície da pele. O ácido lactobiônico permite que outros produtos de skin care penetrem mais profundamente, tornando-as mais eficazes. Promove renovação celular que auxilia a iluminar e uniformizar o tom da pele. Também ajuda a diminuir as cicatrizes e a hiperpigmentação.
Uma alternativa de esfoliação mais suave ao ácido glicólico (AHA) e salicílico (BHA) por ser essencialmente, uma molécula de açúcar maior, este poli-hidroxiácido (PHA) remove as células mortas na superfície da pele. O ácido lactobiônico permite que outros produtos de skin care penetrem mais profundamente, tornando-as mais eficazes. Promove renovação celular que auxilia a iluminar e uniformizar o tom da pele. Também ajuda a diminuir as cicatrizes e a hiperpigmentação.
Um dos ácidos graxos encontrados no óleo de coco e óleo da folha de louro, o ácido láurico é frequentemente usado como base para agentes de limpeza por ser um ingrediente natural antimicrobiano. A ação antibacteriana e anti-inflamatória do ácido láurico evita que as bactérias que causam as manchas se espalhem.
Um dos principais componentes biológicos ativos da Centella Asiática, o ácido madecássico é um antioxidante que protege a pele dos agressores ambientais. Combate os danos à pele causados pelos radicais livres, que resultam em pele sem brilho, sinais de hiperpigmentação e envelhecimento prematuro. Calmante, as propriedades anti-inflamatórias minimizam a vermelhidão, rosácea e acne.
Ácido graxo saturado presente naturalmente em óleo de palma, óleo de coco, manteiga e noz-moscada. O ácido mirístico controla o sebo e é geralmente encontrado em cosméticos de limpeza. Com textura aveludada, forma uma película sobre a pele para aumentar a hidratação.
O ácido palmítico, ou ácido hexadecanóico, é o ácido graxo presente no óleo de palma e em outros óleos vegetais, também é encontrado naturalmente no corpo humano, inclusive na nossa pele. Os ácidos graxos, junto com as ceramidas e o colesterol constituem a barreira lipídica da derme. Além de suavizar a pele, impede a evaporação da umidade natural da tez e protege de bactérias e alérgenos.
Derivado da salacina, encontrada na casca de salgueiros, o ácido salicílico é um beta-hidroxiácido (BHA) com propriedades esfoliantes e anti-sépticas. Agente ceratolítico, remove as células mortas da pele e desobstrui os poros. O ácido salicílico é recomendado no combate à acne e manchas. Também pode ser encontrado em alguns produtos anticaspa.
Apesar de ser um componente natural do corpo, a adenosina usada em cosméticos é derivada de levedura. Fornece benefícios anti-envelhecimento, minimizando a aparência das rugas e linhas finas, através da estimulação na produção de colágeno. Auxilia na cicatrização, reduz a vermelhidão e tem efeitos anti-inflamatórios. Também promove o espessamento dos cabelos enfraquecidos.
O alfa-hidroxiácido (AHA) é uma classe de compostos químicos que ocorre naturalmente em frutas, leite e cana-de-açúcar. Os AHAs mais usados em cosméticos são: ácido glicólico, ácido lático e o ácido cítrico. Seu principal benefício é esfoliar a pele para remoção das células mortas. Assim, também melhoram outros problemas de pele subjacentes, como: linhas finas/rugas, manchas de idade e acne. Os AHAs promovem o colágeno e fluxo sanguíneo e iluminam a pele opaca.
Aminoácido neutro, não essencial, a alanina representa aproximadamente 6% dos aminoácidos das proteínas do organismo humano. Nos cosméticos, a alanina promove hidratação equilibrando os níveis de umidade da pele. Também é um ingrediente antirrugas, ao combinar-se com as células epidérmicas e promover uma aparência mais lisa a superfície da pele.
Um dos ingredientes k-beauty mais comuns, a alantoína é um ingrediente hidratante eficaz e sua qualidade calmante é excelente para as peles sensíveis. Ceratolítico, a alantoína aumenta o teor de água das células e auxilia no processo de descamação das camadas externas da derme, promovendo a renovação celular. Ao estimular o processo de rejuvenescimento natural, ajuda a eliminar as cicatrizes de acne e a criar um tom de pele mais equilibrado.
Anti-inflamatório, o extrato de alcaçuz (Glyzcyrrhiza Glabra) ajuda a acalmar a pele propensa á acne. O extrato da raiz de alcaçuz, glicirrizina, é um adstringente antimicrobiano que controla a produção de sebo. Também contém glabridina, antioxidante que neutraliza os radicais livres presentes no meio ambiente, causadores do envelhecimento precoce da pele. Quando combinado com outros óleos vegetais, alfa-hidroxiácidos, beta-hidroxiácidos, amidas cetoácidas, sais de amônio e sais inorgânicos, pode ser usado para reduzir manchas escuras da idade.
Ligeiramente antibacteriano, o alecrim (Rosmarinus Officinallis) promove o metabolismo da pele. As propriedades anti-inflamatórias do ácido rosmarínico, principal componente do extrato da folha de alecrim, é um calmante poderoso para problemas da pele como eczema e acne. Antioxidante potente também previne os sinais de envelhecimento prematuro da tez, estimulando a atividade biológica das células da epiderme.
Por causa dos muitos benefícios do extrato de algas para a pele e seu alinhamento com as novas demandas dos consumidores por produtos naturais em produtos de beleza e cuidados pessoais, este ingrediente é tendência em skin care. Existem cerca de 20.000 tipos diferentes de algas e um extrato delas pode ser feito de outras 10.000 maneiras. Suas funções oficiais incluem ser um umectante (ajuda a pele a atrair água), emoliente (deixa a pele macia e agradável) e condicionador de pele (uma frase genérica para dizer que faz algo bom para a pele). Em cosméticos, as algas agem como agentes espessantes, agentes de ligação à água e antioxidantes. Além de reabastecer os níveis de colágeno natural, as algas têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e com alta capacidade de hidratar e condicionar a pele instantaneamente.
Extremamente hidratante, a babosa (Aloe Vera) não deixa resíduos oleosos na pele. Rico em antioxidantes, o aloe fornece propriedades curativas e anti-inflamatórias à pele irritada. Melhora a textura da pele, minimizando os danos do sol. Também é benéfico para o cabelo, prevenindo a quebra e tornando-o macio e brilhante. No couro cabeludo, o aloe vera reduz a caspa e a irritação e promove o crescimento do cabelo. Cheio de nutrientes, a vitamina A presente no aloe aumenta a produção de colágeno, reduz a secreção de sebo, repara a estrutura da derme e cicatriza feridas. Também contém vitaminas B12, C e E que proporcionam pele, cabelo e unhas saudáveis.
Existem muitos aminoácidos, mas apenas 20 são realmente importantes para a nossa saúde e podem ser divididos em 2 tipos: essenciais (obtidos em certos alimentos) e não essenciais (produzidos pelo nosso corpo). Os aminoácidos são indispensáveis para uma pele saudável. Hidratam, promovem a reparação celular e fornecem proteção antioxidante. Também aumentam a elasticidade da pele, ajudando a aumentar sua umidade.
Os antioxidantes são úteis nos cosméticos tanto para evitar a degradação dos ingredientes naturais quanto na proteção das células da pele. Não apenas ajudam a pele a reverter os danos dos radicais livres de agentes externos como tabaco, álcool e meio ambiente a recuperar a verdadeira idade, mas também estabilizam a preparação. Retardam o processo de envelhecimento, minimizando a oxidação na pele, causadora da perda de hidratação e elasticidade, manchas e formação de rugas. Também ajudam a iluminar o tom da pele.
Comumente usado como hidratante, o óleo de argan (Argania Spinosa) é composto de ácidos graxos, polifenóis, tocoferóis, esteróis, esqualeno e álcoois triterpenos. A aplicação tópica do óleo de argan melhora a elasticidade cutânea, atraindo e retendo a umidade da pele. Antioxidante, também proporciona brilho luminoso nos cabelos, nutrindo e protegendo de danos térmicos.
Aminoácido não essencial usado em cosméticos para ajudar a proteger a pele dos radicais livres, a arginina restaura os danos visíveis à pele. Aumenta os níveis de hidratação da derme e é frequentemente usada em produtos anti-envelhecimento. Auxilia na produção de colágeno.
Além de ser um antiséptico natural, a arnica (Arnica Montana) também possui propriedades antibacterianas. Ajuda a acalmar e reduzir a inflamação, assim como a acne. Também cria uma defesa contra a irritação do couro cabeludo, amenizando a caspa.
A água de arroz (Oryza Sativa), segredo antigo das coreanas, é usada para os cuidados com a pele. Ajuda a combater a produção excessiva de sebo e limpa profundamente a pele, evitando a acne, espinhas e outros problemas cutâneos. Além disso, a água de arroz fermentada hidrata e acalma a pele. Ilumina e estimula a renovação celular, bloqueando a pigmentação da melanina. Os ácidos graxos, os ácidos férula antioxidantes, a lecitina e o tocoferol (vitamina E) presentes no arroz suavizam a textura da pele e promove maciez aos cabelos.
A artemísia, tendência do k-beauty, faz parte da cultura coreana há muito tempo. Os produtos de beleza coreanos utilizam a artemísia para acalmar e tratar peles sensíveis. As propriedades anti-inflamatórias são eficazes para a pele seca e irritada, aliviando a vermelhidão. Antioxidante, previne os danos causados pelos raios ultravioleta. A vitamina E, presente na artemísia, ajuda a pele a reter a umidade e estimula o colágeno. A Artemisia Capillaris é a espécie de artemísia mais comumente usada em produtos para a pele coreanos.
A melaleuca, conhecida como Tea Tree, é derivada de uma planta nativa da Australia. Agente anti-séptico para o tratamento da acne, o óleo da árvore do chá (Melaleuca Alternifolia) contém propriedades antibacterianas e antimicrobianas. Também previne a acne e reduz a inflamação e vermelhidão da pele. Ótimo para regular a atividade das glândulas sebáceas, é muito utilizado em produtos para cabelos oleosos.
O ascorbil glucosídeo é convertido em vitamina C após a absorção pela pele. Utilizado em cosméticos hidratantes clareadores, reduz a pigmentação da pele. Reduz significativamente os danos na pele causados pelos radicais livres devido à radiação UV. Suaviza a derme, pela síntese do colágeno nas células fibrosas da pele, prevenindo as rugas.
Um dos principais componentes biologicamente ativos da famosa planta medicinal Centella Asiática usados nos cuidados com a pele k-beauty. O asiaticosídeo ativa os fibroblastos para a regeneração das células da pele, ajudando na cicatrização de feridas. Utilizado em produtos antienvelhecimento, revitaliza a firmeza da derme e estimula a produção de colágeno.
Devido às moléculas de lipídios presentes nos ácidos graxos da avelã (Corylus Avellana), o extrato de avelã é o emoliente ideal para fornecer propriedades hidratantes devido a sua capacidade de reter a umidade. Além disso, a vitamina E presente nos produtos de cuidados da pele com óleo de avelã também oferece proteção antioxidante e ajuda a reduzir a hiperpigmentação.
Principal ingrediente do extrato de Scutellaria Baicalensis, a baicalina tem funções antibacterianas, anti-inflamatórias, antialérgicas e antioxidantes. Reduz a inflamação induzida pela acne e acelera o processo de cicatrização. Protege o fotoenvelhecimento e aumenta a capacidade de retenção de água da pele.
Usado na medicina tradicional na Ásia há séculos, o extrato de bambu é encontrado em produtos para a pele k-beauty. Devido às suas propriedades curativas, fortalece e repara a pele, por isso é um ingrediente popular para produtos específicos para a acne. O bambu contém sílica, um dos principais componentes do colágeno, e por este motivo, ajuda a repor o colágeno que se esgotam à medida que envelhecemos.
Conhecida como beldroega, Portulaca Oleracea tem propriedades calmantes para a pele e é um antioxidante potente graças às suas altas quantidade de vitaminas A, C e E. O extrato de beldroega é usado há muito tempo na medicina tradicional oriental para feridas e picadas devido às propriedades anti-inflamatórias. Hidrata a pele e tem propriedades anti-envelhecimento.
O óleo extraído da bergamota, fruto da árvore conhecida botanicamente como Citrus Aurantium Bergamia, além de ser utilizado como ingrediente de fragrância, é calmantes e antibacteriana. Anti-séptico, trata a pele seca e acalma a pele irritada e com tendência a acne. Adstringente natural, tem propriedades clarificantes e controla a produção de sebo hiperativa. Desobstrui os poros, respeitando a barreira lipídica natural da pele. Antioxidante, também é útil para hiperpigmentação renovando as células da pele e redistribuindo os pigmentos da derme para uma tez uniforme e tonificada. Para a saúde do cabelo, tem ação esfoliante suave, ao abrir os folículos capilares permite o crescimento mais forte e com brilho dos fios.
O corpo humano converte o betacaroteno (β-caroteno) em vitamina A, vital para uma pele saudável. Previne o envelhecimento prematuro da pele, reduzindo os danos do oxigênio causados pela luz ultravioleta e poluição. Esta potente proteção antioxidante contribui para uma pele protegida e mais nutrida, atuando contra o envelhecimento.
Açúcares de polissacarídeos encontrados nas paredes celulares derivadas de vários cogumelos, plantas, algas, leveduras ou aveia, os betaglucanos (β-glucanos), nos cuidados com a pele, acalmam a pele irritada e com vermelhidão. O betaglucano é mais hidratante do que o ácido hialurônico, podendo aumentar a firmeza da pele ao penetrar profundamente na epiderme. Previne danos às células associadas ao envelhecimento ou à pele exposta ao sol. Ajudam no tratamento de dermatites, eczemas e queimaduras com seus poderes reparadores.
A betaína é um hidratante suave originalmente derivado da beterraba sacarina. Com uma estrutura similar ao do ácido hialurônico, atrai água e mantém a pele suave. Anti-envelhecimento, evita que as toxinas penetrem nas células da pele e previne as rugas. 50% menos irritante do que a água pura, a solução de betaína tem efeito calmante e é frequentemente usada em produtos para a pele pós-procedimento.
Repleta de nutrientes, a seiva de bétula é valorizada, nos cuidados com a pele, por sua capacidade de reduzir a inflamação, purificar e hidratar a pele. Contém 17 aminoácidos, minerais, enzimas, proteínas, antioxidantes e vitaminas, que ajudam a reforçar a função de barreira da pele, refinar sua textura e protegê-la de fatores ambientais. O suco de Betula Alba cada vez mais substitui a água em muitos produtos de beleza coreanos. Além de iluminar a pele, também uniformiza e estimula a renovação celular.
Em termos de funcionalidade, o BHA (beta-hidroxiácido) é muito semelhante ao AHA. No entanto, é solúvel em óleo e, portanto, penetra mais profundamente na pele. Dissolve o excesso de sebo e células mortas da pele enquanto descongestionam os poros. O ácido salicílico é o BHA mais comum e o mais benéfico para peles mistas e oleosas e para aquelas com tendência a espinhas, cravos, erupções e poros dilatados, por sua característica anti-inflamatória.
O lisado de fermento bifido é um componente natural com vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes, peptídeos e ácidos nucléicos que nutrem a pele, revitalizando-a. Este ingrediente probiótico é derivado de um tipo específico de levedura obtido pela fermentação da bactéria bifido. Além disso, reduz o pH da pele, mantendo a microflora saudável. Defende a pele dos agressores ambientais, fortalecendo seu microbioma e ajuda a pele reativa a se tornar menos sensível. Os benefícios mais importantes, no que se refere à sua pele, que resultam da fermentação são: maior potência, penetração e preservação dos ingredientes ativos.
As moléculas de seiva das árvores de bordo (Maple Tree) são menores do que as moléculas de água, por isso absorvem mais facilmente e profundamente na pele. O bordo de açúcar (Acer Saccharum) fornece uma infinidade de nutrientes benéficos, vitaminas e minerais como amino peptídeos e cálcio para rejuvenescer e hidratar a pele. E por causa de seus antioxidantes, a seiva da árvore de bordo é uma bebida saudável comum na Coreia do Sul. Nos cosméticos, funciona como um AHA natural, e remove bactérias e acúmulo de células mortas na pele, reparando os danos causados pelos radicais livres. Diminui a inflamação, vermelhidão, manchas e ressecamento da pele, promovendo uma pele mais lisa e com aparência revitalizada.
A combinação única de ácidos graxos do óleo de brócolis (Brassica Oleracea Italica) cria uma consistência lubrificante não oleosa, tornando-o uma escolha popular em produtos de cuidados pessoais. Com qualidades antioxidantes, protege a pele dos radicais livres. Ideal para pele oleosa porque ajuda a controlar a superprodução de sebo que pode desencadear à acne.
Cientistas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia, descobriram que o cacau (Theobroma Cacao) melhora a hidratação e a elasticidade da pele, reduzindo as rugas causadas pela exposição ao sol. Rico em cálcio, cobre, selênio, magnésio, manganês, zinco, ferro e vitaminas A, B1, C, D e E, o cacau previne os sinais de envelhecimento e promove o crescimento celular. Mantém a pele macia e protegida dos danos dos radicais livres e é excelente para peles sensíveis. Ajuda acalmar a pele irritada e minimiza a vermelhidão.
A mistura de óxido de zinco e óxido férrico da calamina alivia a coceira e acalma irritações da pele. Previne infecções e uniformiza o tom da pele. Com capacidade de absorver líquidos, é frequentemente usado para secar erupções cutâneas. Evita a formação de espinhas causadas pelo excesso de sebo e acalma a acne.
Existem centenas de espécies de camélia encontradas na Ásia, mas principalmente três tipos de óleo de camélia podem ser encontrados no mercado: Camellia Sinensis, Camellia Oleifera e Camellia Japonica. Embora todos sejam comumente referidos como “Camélia”, eles são significativamente diferentes em termos de composição química e propriedades benéficas. A Camellia Japonica, também conhecida como Tsubaki, prensada a frio a partir das sementes de camélia, é usada principalmente para uso cosmético. O óleo da Camellia Japonica, rico em antioxidantes, vitaminas, fitosqualeno e ácidos graxos ômega-6, é leve e rapidamente absorvido pela pele. Com peso molecular quase idêntico ao da pele humana, penetra nos níveis mais profundos, resultando em maior maciez e maleabilidade. Também fortalece e dá brilho ao cabelo.
Existem duas variedades principais de camomila, a camomila romana (Anthemis Nobilis) e a camomila alemã (Chamomilla Recutita). A Chamomilla Recutita contém uma concentração maior de ingredientes ativos essenciais que mostraram atividade anti-inflamatória. Popular em produtos para a pele por causa de suas propriedades calmantes, a camomila oferece benefícios na cicatrização de feridas e na hidratação natural da pele.
O óleo de canola utilizado em produtos de beleza, diferente do óleo usado na cozinha, contém outros ingredientes nas formulações que ajudam a eliminar o excesso de oleosidade. Possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que auxiliam na prevenção de infecções cutâneas. Além disso, os ácidos graxos presentes nele ajudam a acalmar a pele seca e irritada. Por ser rico em antioxidantes, vitaminas E, C e K, também é benéfico ao cabelo, evitando a queda e tratando a caspa do couro cabeludo.
O óleo de canola utilizado em produtos de beleza, diferente do óleo usado na cozinha, contém outros ingredientes nas formulações que ajudam a eliminar o excesso de oleosidade. Possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que auxiliam na prevenção de infecções cutâneas. Além disso, os ácidos graxos presentes nele ajudam a acalmar a pele seca e irritada. Por ser rico em antioxidantes, vitaminas E, C e K, também é benéfico ao cabelo, evitando a queda e tratando a caspa do couro cabeludo.
Nativa da Ásia, a planta Diospyros Kaki é tradicionalmente para tratar doenças de pele diferentes, incluindo espinhas, erupções cutâneas e eczema. O caqui, fruta icônica do outono na Coreia tem propriedades antioxidantes que revertem os sinais de pele fotoenvelhecida. Com efeitos de clareamento da pele, reduz os níveis de melanina e reduz a produção de sebo.
A carragenina é um polissacarídeo semelhante à gelatina usado para engrossar e estabilizar produtos. Derivado da alga vermelha Chondrus Crispus, este ingrediente natural possui boa solubilidade e funciona como emulsificante para fórmulas de cuidados com a pele. Isso permite que as diferentes solubilidades de ingredientes dos cosméticos obtenham consistência e capacidade de propagação desejável. A carragenina é capaz de aumentar a permeabilidade e eficácia de certas formulações de cuidados com a pele, além de fornecer uma textura mais lisa e cremosa. Também pode ser usada como agente condicionador para o cabelo.
Um potente hidratante, o óleo de cártamo (Carthamus Tinctorius) tem sido usado como um agente condicionador oclusivo da pele. Isso significa que promove a retenção de umidade da pele ao criar uma barreira à base de óleo, evitando o ressecamento. Não só é encontrado em hidratantes, mas também em esmaltes, brilho labial, óleos para as mãos e corpo e cremes. Composto por ácido linoleico, um conhecido no combate à acne, também é rico em vitamina E, um ótimo antioxidante. Nos cabelos, o óleo promove o crescimento dos fios e hidrata o couro cabeludo.
Um dos ingredientes mais funcionais para produtos para a pele, até mesmo em cremes dentais, o carvão vegetal é usado na Coreia nos rituais de beleza. Com propriedades desintoxicantes, purificantes e matificantes, sua estrutura porosa o torna ideal para a absorção de minerais, toxinas, impurezas e outras substâncias nocivas à pele. Também possui uma delicada ação esfoliante, limpando os poros e removendo células mortas, melhorando a aparência e o brilho da pele.
A cavalinha, planta cultivada no hemisfério norte, é um vegetal comum na alimentação dos coreanos durante a primavera. Na medicina popular coreana, tem sido usado como agente hemostático, diurético e anti-inflamatório. Calmante, o extrato de Equisetum Arvense hidrata e ajuda a equilibrar o pH da pele, controlando a produção de sebo.
O óleo da semente de cenoura (Daucus Carota Sativa) é rico em vitamina A e β-caroteno, por isso é um antioxidante poderoso que ajuda a pele a se recuperar dos danos do sol. Também melhora a elasticidade da pele, aumentando o colágeno e suaviza as linhas finas. Com propriedades adstringentes e anti-sépticas, proporciona efeitos calmantes em dermatites, erupções cutâneas, acne e irritações cutâneas. No caso de pele seca e escamosa, o óleo de cenoura estimula a produção de sebo, mas não em excesso. Tem o mesmo efeito hidratante e regulador de óleo para o cabelo.
O extrato da semente de centeio (Secale Cereale) tem propriedades lifting, dando mais firmeza à pele. Estimula a síntese de membros retráteis (fibras contraíveis) que geram forças de tensão essenciais para a regulação da resistência da derme. Ideal para tratamento antienvelhecimento, os antioxidantes do centeio combatem os radicais livres. Também funciona bem para a saúde do cabelo. A farinha de centeio deixa o cabelo macio e forte.
Amplamente utilizada nos cuidados da pele k-beauty, a centella asiática é uma erva medicinal natural rica em aminoácidos, betacaroteno, ácidos graxos e fitoquímicos. Também conhecida como cica, seus principais componentes desta planta são: asiaticosídeo, madecassosídeo, ácido asiático e ácido madecássico. Com propriedades calmantes, acalma a vermelhidão e a inflamação e alivia os sintomas do eczema. Benéfico para a pele propensa à acne com uma função de barreira comprometida. A centella asiática fortalece a pele, dando-lhe mais elasticidade.
As abelhas usam a cera de abelha para construir células do favo de mel nas quais seus filhotes são criados e o mel e o pólen são armazenados. Em formulações de cuidados com a pele, a cera de abelha pode atuar como um agente oclusivo para formar uma barreira protetora natural na pele. A barreira antibacteriana e anti-inflamatória protege a pele de fatores ambientais indesejáveis. A cera de abelha é usada como um emulsificante em formulações de produtos para a pele e ajuda a estabilizar emulsões de óleo em água, para fornecer uma consistência cremosa.
As ceramidas são um dos nove lipídios naturais da epiderme da pele. Esta família de lipídios ajuda a evitar que a epiderme perca umidade ao formar a barreira da pele. Também protege a pele contra agressores ambientais, como irritantes e poluição. Sem a proporção adequada de ceramidas, a barreira da pele pode ficar comprometida, causando secura, coceira e irritação. As ceramidas, presentes nos produtos de cuidados com a pele, protegem e nutrem a derme.
A planta Camellia Sinensis dá origem aos tipos de chá que conhecemos: branco, verde, vermelho e preto. Com propriedades similares, estes chás se diferenciam pela época de colheita e processamento. Conhecido como chá da Índia, a Camellia Sinensis contém bons teores de catequinas, flavonoides e taninos, substâncias com ação antioxidante. A presença de vitaminas C, K e do complexo B e sais minerais, como potássio e magnésio, variam nos diferentes tipos de chá, de acordo com o método de processamento. Extratos de chá preto nativo da Ásia provaram seu valor repetidamente como compressas calmantes, refrescantes e fortificantes para a pele. O chá verde é o mais popular em skin care devido seus benefícios à pele.
Devido à sua natureza multitarefas, o chá verde é um dos ingredientes ”hero” nos cuidados com a pele. O chá verde é feito de folhas e botões da Camellia Sinensis que não passaram pelo mesmo processo de oxidação e secagem que o chá preto, portanto é menos ácido. Anti-inflamatório e antioxidante natural, protege a pele dos danos do sol, reduz o aparecimento de manchas escuras, suaviza a textura da pele e linhas finas e acalma a irritação. E ainda acelera a produção de colágeno e elastina, promovendo uma pele mais jovem e radiante.
A Chlorella Vulgaris é uma microalga verde nutritiva que contém a maioria com a das proteínas, polissacarídeos, ácidos graxos insaturados, luteína, lipídios, vitaminas e minerais. A aplicação tópica deste ingrediente repõe a pele os componentes vitais. Agente condicionador potente em antioxidantes e com propriedades regenerativas celulares, também estimula a produção de colágeno para melhorar a elasticidade e firmeza da pele.
Todos os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. A cisteína, representa cerca de 1% dos aminoácidos das proteínas do organismo humano e é encontrado em quantidades especialmente altas na queratina e constitui 5% do cabelo. Ingrediente anti-envelhecimento essencial para pele, cabelo, ossos e tecido conjuntivo saudáveis, a cisteína é usada principalmente como agente condicionador de cabelo, agente antiestático e ingrediente de fragrância. Também protege a pele dos danos do sol e também pode ajudar a reduzir o aparecimento de espinhas.
Um dos ingredientes que infundem os produtos de beleza coreanos é o coco (Cocos Nucifera). Rico em ácidos graxos, o coco contém propriedades nutritivas e antimicrobianas, que protege a pele de bactérias nocivas e também auxilia no tratamento da acne. Ajuda na hidratação e acalma as células da derme para proporcionar uma pele tonificada. O óleo do coco também é excelente para hidratar os cabelos secos.
Como muitas das maiores tendências de saúde e bem-estar da atualidade, os cogumelos têm uma história profunda nas culturas orientais. Os cogumelos são poderosos tanto interna quanto externamente. Eles suportam a imunidade inata e adaptativa quando ingeridos e, quando aplicados topicamente, contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar nas funções antienvelhecimento da pele. Existem mais de 14.000 espécies de cogumelos hoje, mas nem todos são seguros para consumo ou uso tópico. Alguns cogumelos são mortais, enquanto outros curam e nutrem o corpo. Para tornar uma fórmula eficaz e balanceada para a pele, é necessário entender verdadeiramente a natureza dos ingredientes ativos em uma formulação – sua qualidade, dosagem e efeitos gerais para funcionar sinergicamente com outros ingredientes.
O colágeno, principal componente dos tecidos conjuntivos, é a proteína mais abundante no corpo humano. Desempenha um papel no fortalecimento da pele, além de beneficiar a elasticidade e a hidratação. O corpo produz cada vez menos colágeno com a idade. Depois dos 20 anos, uma pessoa produz cerca de 1% menos colágeno na pele a cada ano. Além disso, os radicais livres ambientais podem degradar as proteínas do colágeno. O resultado é uma pele que fica mais fina e mais frágil com a idade. Nos cuidados com a pele, o colágeno pode ser aplicado topicamente, onde atua como um filme antigo para hidratar e tornar a pele mais saudável.
Existem muitos tipos diferentes de crisântemos usados para criar cosméticos e produtos para a pele. Aplicado topicamente, melhora a pele com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ele também contém óleos voláteis que ajudam a refrescar a pele. Alguns deles também podem agir como adstringentes, removendo as células mortas da pele mais facilmente, deixando-a lisa e com uma aparência mais jovem.
Parente da família do gengibre, a cúrcuma é nativa do sul da Ásia. Antisséptico natural com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, cura e previne o ressecamento da pele. Este ingrediente ativo é usado no tratamento de eczema e na pele propensa à acne. Também tem propriedades antioxidantes para proteger a pele dos danos do sol.
A fruta damasco (Prunus Armeniaca) é rica em minerais, ácidos orgânicos, compostos fenólicos e carboidratos que oferecem benefícios no cuidado da pele. O extrato de damasco enriquece e mantem o equilíbrio de hidratação natural da pele. Capaz de penetrar profundamente na pele, revigora e proporciona suavidade. Os damascos contêm antioxidantes vegetais especiais chamados flavonóides, que são especialistas em ajudar a combater os danos e melhorar a saúde da pele.
Conhecido por sua propriedade de criar uma difusão ótica e efeito de desfoque, o pó de diamante infundido com ingredientes ativos uniformiza o tom da pele e melhora a tez. Por ser altamente absorvente na natureza, utiliza suas propriedades clareadoras para a remoção de manchas e confere uma pele radiante. Também esfolia as células mortas da pele.
Segunda proteína mais abundante no corpo, a elastina fornece estrutura à pele e permite que ela retome a forma após esticar ou contrair. Infelizmente, à medida que envelhecemos, nossos níveis de elastina começam a diminuir. Isso leva a um declínio da elasticidade da pele, bem como à formação de rugas e linhas finas. Nos cuidados com a pele, os produtos de elastina são mais comumente encontrados na forma de hidratantes.
O extrato da casca da árvore Enantia Chlorantha é frequentemente usada para aliviar problemas cutâneos. Com propriedades adstringentes, regula os níveis de óleo nas glândulas sebáceas e ajuda selar a umidade por um tempo prolongado.
A ervilha (Pisum Sativum) passa por um processo exclusivo de extração e purificação para criar o extrato com propriedades antienvelhecimento. Este ingrediente cosmético anti-idade protege o colágeno e a elastina contra os efeitos deletérios das proteases ativadas durante o envelhecimento e estresse. Contém antioxidantes que reduzem os fatores da pele que levam à vermelhidão e outros sinais de sensibilidade.
A planta Centaurea Cyanus, nativa da Europa, produz flores azuis brilhantes. O extrato da centáurea, conhecida no Brasil como escovinha, na cosmética, atua principalmente como anti-inflamatório, condicionador da pele e adstringente. É rico em polifenóis, especificamente flavonóides e antocianinas. Em cosméticos, as propriedades calmantes do extrato de centáurea tornam-no particularmente adequado para a pele frágil ao redor dos olhos. A água da escovinha limpa e refresca a pele. No couro capilar, é ótima para remover a caspa e acalmar os surtos de eczema.
Embora o esqualano esteja no mercado de cuidados com a pele há muitos anos, está se tornando cada vez mais comum como um herói em vários produtos coreanos para a pele. O esqualano, lipídio em plantas e animai, é uma derivação mais estável do esqualeno produzido naturalmente no nosso corpo e encontrado em nosso sebo. Com vida útil mais longa, o esqualano tem papel vital na saúde da pele, mantendo-a hidratada e equilibrada, e promovendo a elasticidade. Emoliente, evita a perda de umidade e aumenta a regeneração celular. Antioxidante potente, evita rugas, cicatrizes, danos causados pelo sol e pigmentação. É maravilhosamente calmante para a pele sensível ou irritada.
Na cosmética, o óleo de eucalipto é utilizado por sua fragrância e efeito anti-inflamatório. Calmante, alivia a vermelhidão da pele e reduz os sintomas de acne e eczema. Também aumenta a produção de ceramida, um ácido graxo que ajuda a pele a reter a umidade. As folhas do eucalipto são particularmente ricas em antioxidantes, contendo muitos flavonóides que protegem o corpo do estresse oxidativo e dos danos causados por radicais livres nocivos.
Um aminoácido essencial, a fenilanina é um componente essencial dos tecidos corporais. Ajuda na produção de tirosina que é essencial para a produção de melanina. O derivado de fenilalanina combate o aparecimento de hiperpigmentação para revelar um tom de pele mais brilhante e uniforme. Junto com aha e niacinamida, pode acelerar os efeitos de clareamento da pele. Também atua como agente condicionador da pele para ligar a água à pele, hidratando a pele e melhorando a elasticidade da pele.
Um ingrediente importante em muitos produtos k-beauty, o galactomyces, também conhecido como Pitera, é uma levedura resultado do processo de fermentação do saquê. Possui vários benefícios para o cuidado da pele como: ajudar a reduzir cravos, sebo, células mortas da pele e acne, minimizando os poros. Também ilumina e equilibra o tom da pele e refina a textura geral da tez. Graças às suas propriedades antioxidantes, o galactomyces acalma a irritação da pele, hidrata e fortalece a barreira da pele diminuindo os sinais de envelhecimento.
Encontrado na lactose ou nos açúcares do leite, a galactose é um nutriente que fornece energia que estimula a síntese de colágeno. Nos cuidados com a pele, a galactose, parte da família PHA, é um esfoliante químico suave que remove as células mortas da pele. Antioxidante, neutraliza os efeitos dos radicais livres nocivos e reduz o aparecimento de manchas e hiperpigmentação. Prebiótico, a galactose tem a capacidade de aumentar a penetração e eficácia de outros ingredientes na rotina de cuidados com a pele.
A geléia real é a substância leitosa produzida por abelhas operárias e fornecida apenas para a abelha rainha, que se alimenta de seus nutrientes. Rica em lipídios hidratantes, minerais e vitaminas, nos cuidados da pele, a geléia real nos cuidados da pele promove a hidratação e elasticidade da pele. Este bálsamo versátil e natural é um rejuvenescedor cosmético com enzimas antioxidantes e também tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
O extrato da raiz de genciana possui propriedades anti-inflamatórias. Protege a pele dos danos do sol e reforça a barreira da pele. Antioxidante, impede o envelhecimento acelerado e prematuro da pele. Pode auxiliar nos processos de cicatrização da pelee tem propriedade anti-séptica.
O gerânio (Pelargonium Graveolens) é um ingrediente de fragrância que tem perfume de rosa. Além de ter um aroma maravilhoso, também hidrata e nutre a pele. Equilibra a pele ao manter os níveis de sebo, umidade e elasticidade. De natureza anti-inflamatória, acalma a pele irritada ou avermelhada. É também um adstringente, ou seja, diminui os poros da pele, tornando a pele mais lisa e firme.
Com alta concentração em ácidos graxos, zinco, esqualeno e vitamina A, D e E, o óleo extraído das sementes de girassol (Helianthus Annuus) possui uma profunda capacidade de hidratação. Acalma e fortalece a barreira cutânea. Emoliente, é igualmente eficaz em formulações para a pele e para os cabelos secos, danificados.
A glicina é o segundo aminoácido mais comum em proteínas: representa cerca de 5% dos aminoácidos das proteínas do organismo humano. Este aminoácido penetra rapidamente nas camadas internas da barreira da pele – até a derme, que contém o colágeno de proteína que fortalece a pele. Esse processo ajuda a reparar os danos para uma pele mais saudável e mais forte e acelera o processo de cicatrização.
A gluconolactona, pertence a um grupo de ácidos conhecidos como PHAs (poli-hidroxiácidos). Tem a capacidade de remover as células mortas da camada mais externa da pele, resultando em uma tez mais lisa e mais brilhante. Umectante, ingrediente que atrai água para a pele, a gluconolactona atua não apenas como um ácido esfoliante, mas também como um hidratante.
A goiaba (Psidium Guajava) e as folhas contêm vitaminas e flavonóides, que atuam como antioxidantes. O antioxidante não apenas combate os radicais livres, mas também protege a pele e efeito de envelhecimento prematuro, como linhas finas ou rugas. Assim, os antioxidantes previnem essa alteração na pele e trazem de volta a textura e aparência natural da pele. Este ingrediente também condiciona a pele, formando uma camada sobre a superfície da pele ou do cabelo. Promove uma esfoliação gentil das células mortas da pele, promovendo uma a pele mais iluminada e sem manchas.
Considerada uma espécie de conífera ideal para ser trabalhada como bonsai, Chamaecyparis Obtusa é conhecido como Hinoki no Japão. O óleo Hinoki possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-sépticas, o que significa que pode ser útil na cura de pequenos cortes, arranhões e feridas. Essas qualidades também o tornam um ótimo complemento para produtos para a pele.
A histidina é um alfa-aminoácido encontrado no corpo humano. Também é sintetizado em nosso corpo e desempenha um papel crucial em nosso corpo na formação de certas proteínas importantes. Quando aplicada na pele, a histidina pode atrair a umidade, tornando-a bem hidratada e forma uma camada que não permite que a umidade saia da pele para o ar. A histidina fornece benefícios antioxidantes, e também pode ajudar a prevenir certos tipos de infecções cutâneas.
A erva hortelã-pimenta (Mentha Piperita) fornece uma sensação refrescante que pode ajudar a induzir um efeito calmante em peles sensíveis. Quando aplicado em concentrações mais baixas, atinge facilmente a parte inferior da pele, proporcionando efeitos benéficos. O óleo essencial do hortelã possui alto teor de ácidos graxos, ômega-3, cálcio, vitamina A e C, minerais, potássio, magnésio e ferro, além de propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
Antes de se tornar um ingrediente popular para o cuidado da pele no mundo k-beauty, Houttuynia Cordata era consumida na Ásia como um vegetal folhoso cheio de nutrientes. Seu potencial para cuidados com a pele é promovido por causa de suas hidratantes e antioxidantes. Conhecida como hortelã-peixe, Houtttuynia Cordata também serve como um umectante poderoso para a pele, mantendo os níveis de hidratação da derme, deixando sua tez hidratada e macia. E graças às suas propriedades antibacterianas, pode ser um ingrediente útil em produtos para acne para peles sensíveis.
Ingrediente multifuncional com ação anti-inflamatórias, antirrugas e antioxidantes, Dioscorea Japonica contém diosgenina um dos principais responsáveis por tornar a pele saudável e oferece fotoproteção tanto para a pele quanto a cor dos cabelos. Também é utilizado em caso de pele seca e escamosa, o que melhora sua umidade É principalmente adequado para peles sensíveis. Diminui o aparecimento de manchas escuras e evita o aparecimento de hiperpigmentação.
A isoleucina é um aminoácido essencial importante na síntese de proteínas e reparo de tecidos, que retarda a degradação do tecido da pele. Quando usada topicamente, a isoleucina é um ingrediente ativo anti-envelhecimento. Além de promover a capacidade natural de regeneração da pele, fortalecendo assim a barreira cutânea, também estimula a renovação celular nas camadas mais profundas da derme e fornece mais resiliência e elasticidade.
O óleo da madeira de jacarandá (Aniba Rosaedora) nutre a pele e preserva sua umidade. Com propriedades antimicrobianas e balanceadoras, também exerce um efeito adstringente ao contrair os poros da pele e a protege dos danos ambientais. Na perfumaria, é elogiado por seu aroma róseo, picante e amadeirado único com um toque cítrico.
A estrutura química do óleo de Jojoba (Simmondsia Chinensis) se assemelha muito ao sebo humano (ou seja, o óleo ou lubrificação que nossa pele produz), por isso é facilmente absorvido pela pele e é eficaz como um agente hidratante e balanceador para os óleos naturais da pele, sem obstruir os poros. Também possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. Não é apenas um ótimo hidratante para pele seca, mas também é ótimo para curar queimaduras, feridas, cicatrizes, dermatites, acne, psoríase e queimaduras solares. Definitivamente, fique de olho neste ingrediente se quiser rejuvenescer e aumentar a elasticidade natural da sua pele.
A manteiga de karité (Butyrospermum Parkii | Shea Butter) atua como um agente de condicionamento da pele e agente de aumento da viscosidade (espessura). Sua função como condicionador dérmico é dupla. A alta abundância de tocoferol e componentes antioxidantes ajudam a manter a pele hidratada e estruturalmente equilibrada para que não haja perda de água, formando uma barreira na superfície da pele. E, também reduz o aparecimento de manchas ásperas e flocos secos na pele.
O extrato da raiz do knotweed japonês (Polygonum Cuspidatum) é uma planta cuja raiz é conhecido por ser uma fonte ainda mais potente de resveratrol. Um dos benefícios conhecidos deste antioxidante é que ele prolonga uma aparência mais jovem para pele. Além disso, o extrato de knotweed também reduz o teor de melanina na pele, sendo frequentemente utilizado na confecção de produtos com efeito clareador.
Os lactobacilos fazem parte do grupo dos probióticos: bactérias benéficas para o organismo humano. Além de agirem diretamente sobre o trato gastrointestinal também são benéficos nos cuidados para a pele. Por se tratar de uma bactéria lática, o lactobacilo geralmente está presente em alimentos feitos a partir do leite. Obtido a partir da fermentação, o lactobacilo produz compostos que inibem a invasão de agentes infecciosos, utilizado para reduzir lesões inflamatórias da acne e auxiliar no tratamento da dermatite atópica. Os lactobacilos não apenas acalmam, mas também hidratam e reequilibram a pele, tendo o poder de restaurar a flexibilidade.
O extrato de alga marinha Laminaria Digitata é repleto de proteínas, carboidratos, aminoácidos e vitaminas A, D, E e K, bem como triglicerídeos e minerais como ferro e cálcio. Graças às suas propriedades nutritivas e hidratantes, ajuda a restaurar, reparar e proteger a pele inibindo a absorção dos nocivos raios solares UVA e UVB. Anti-séptico, acalma a pele irritada ou danificada e ajuda a matar bactérias que possam infectar a pele. É usado em produtos para a pele, cuidados com o corpo e para os cabelos.
A laranja (Citrus Aurantium Dulcis) é uma fonte rica em vitamina C (ácido ascórbico), o principal antioxidante solúvel em água para proteger nossa pele. Por isso, possui propriedades nutricionais, regeneradoras e hidratantes. antioxidantes, anti-inflamatórias, clareadoras da pele e antimicrobianas e pode ser benéfico em formulações de cuidados com a pele. O extrato da laranja também contém ácido cítrico, um alfa hidroxiácido de origem natural que atua na pele com irregularidades, rugas e linhas de expressão com efeito atenuante.
O extrato da Lavandula Angustifolia é obtido das flores, folhas e caule da planta lavanda. Sua principal utilização em cosmética é em perfumes naturais devido às suas excelentes propriedades aromáticas e calmantes. Tanto o extrato quanto o óleo podem ser usados em produtos de higiene pessoal, cuidados com a pele e cabelos. Com propriedades antibacterianas, a lavanda acalmar a pele sensível e irritações cutâneas. Também auxilia nos processos de rejuvenescimento e regeneração.
A lecitina está naturalmente presente em muitos organismos vivos, mas nas fórmulas cosméticas é quase sempre derivada de plantas como soja, girassol ou colza. Hidrofílica, ajuda a atrair as moléculas de água, mantendo assim a pele bem hidratada. Ideal para tratar a pele seca ou danificada, reduz a descamação e restaura a elasticidade. Rica em vitamina E, a lecitina é conhecida por ser um poderoso antioxidante.
A leucina é um aminoácido essencial conhecido por retardar a degradação do tecido muscular e da pele. A capacidade regeneradora da lecitina aumenta a elasticidade e reduz as linhas finas e flacidez da pele. Preserva a umidade inerente da pele e, portanto, condiciona a derme. Também forma uma camada ao redor da pele e do cabelo que é de natureza protetora.
Lycopodium Clavatum, comumente conhecido como musgo, é uma planta usada no combate a uma grande variedade de doenças. O uso do licopódio em cosméticos previne a perda de umidade e controla a liberação de lipossomas hidratantes na pele, garantindo que sua tez pareça refrescada e radiante ao longo do dia. No cabelo, absorve o excesso de oleosidade.
O extrato de Usnea Barbata é um extrato natural encontrado em árvores de líquen ao redor do mundo. Embora os líquenes pareçam ser plantas isoladas, eles são, na verdade, uma combinação de fungos e algas que crescem juntos para benefício mútuo. Este agente antibacteriano tem uma história documentada de uso terapêutico de aproximadamente 3.000 anos na medicina chinesa. Seu principal componente, o ácido úsnico, é considerado um forte antibiótico e antifúngico que é usado em cosméticos.
A lisina é um aminoácido essencial encontrado em baixas quantidades nas proteínas vegetais, sendo mais abundante em animais. Promove a atividade celular saudável. Desempenha um papel importante na formação de colágeno, dando firmeza à pele, proporcionando benefícios anti-envelhecimento. Combate os danos dos radicais livres e proporciona alívio para a pele seca e escamosa, hidratando a derme.
Os benefícios da raiz de Lithospermum Erythrorhizon são extensos e têm sido aplicados em vários países, inclusive a Coreia, em suas receitas tradicionais de ervas para tratar várias doenças de pele. Lipossolúvel por natureza, diminui a perda de água transepidérmica e retém a hidratação da pele por mais tempo. A raiz desta planta também restaura o equilíbrio da pele com suas propriedades antioxidantes e calmantes. Reequilibra a pele sensível e inflamada e é eficaz no tratamento de doenças da pele seca como eczema. Com propriedade antimicrobiana é eficaz no tratamento da acne.
O lótus (Nelumbo Nucifera) tem qualidades calmantes e restauradoras apreciadas por muitas marcas de cuidados com a pele k-beauty. As flores de lótus, ricas em vitamina A, acalmam a pele e podem tratar a cicatrização de feridas. Controla a oleosidade e purifica os poros, ajudando a minimizar a aparência do tamanho dos poros. Também tem um teor naturalmente alto de vitamina C que proporciona efeitos clareadores significativos. Os antioxidantes do extrato da folha e da raiz de lótus tem propriedades anti-envelhecimento e ajuda a equilibrar a pele e prevenir acne e erupções cutâneas.
O óleo de macadâmia (Macadamia Ternifolia) se parece muito com o sebo humano por causa do ácido palmitoléico e oleico, conferindo hidratação e emoliência nas camadas mais profundas da pele, e funciona como barreira lipídica. O óleo da semente de macadâmia além de condicionador à pele, também hidrata ao penetrar no cabelo, proporcionando sensação condicionada, penteabilidade, maciez, maleabilidade e brilho. Contém esqualeno que é crucial para hidratar a camada externa da pele e manter a fluidez das membranas celulares.
Madecassoside é um extrato vegetal encontrado na pequena planta herbácea, centella asiática. Ingrediente elogiado por seus excelentes efeitos calmantes e cicatrizantes, madecassoside é rico em aminoácidos, betacaroteno, ácidos graxos e fitoquímicos. O efeito cicatrizante do madecassoside é o que mais se sobressai. Auxilia na prevenção da hiperpigmentação e também da cicatriz hipertrófica, que é qualquer textura saliente na pele. Além de antioxidante, melhora a circulação sanguínea e o estímulo da produção das fibras de colágeno.
O extrato da raiz de malva rosa (Althaea Officinalis) forma uma camada hidratante e protetora que acalma e suaviza a pele. Agente anti-inflamatório, a malva tem efeito analgésico, que ajuda a aliviar a dor, e é capaz de estimular o sistema imunológico para proteger o corpo contra infecções. Esse efeito é possível devido à sua composição rica em vitaminas. Além disso, ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento. O óleo da malva ajuda a tratar doenças de pele, como eczema, acne, espinhas e pigmentação da pele, entre outros. Também pode trazer uma contribuição relevante e ajudar o cabelo a crescer mais rápido.
O extrato de mandioca (Manihot Esculenta) é um elemento botânico com capacidade de formação de filme, ajudando a pele a reter a umidade. Indicados para fornecer também um efeito lifting e suavizante para a pele. A raiz de mandioca é um produto sem glúten. Na medicina herbal, as raízes são transformadas em cataplasmas e aplicadas na pele como um tratamento para irritações cutâneas. O pó de mandioca é altamente absorvente, e confere uma textura sedosa aos cremes corporais. Sua textura macia muito fina e aveludada e propriedades absorventes fazem com que seja uma ótima base para cremes e xampus secos.
Como muitos dos nossos tratamentos de pele favoritos, o mangostim (Garcinia Mangostana) vem da Ásia. Esta fruta e sua casca têm muitas propriedades benéficas de plantas medicinais que a tornam o ingrediente por excelência em produtos antienvelhecimento e anti-inflamatórios. As xantonas contidas no mangostim também repara e protege as células danificadas da pele. Os benefícios do mangostim para a derme derivam principalmente de sua mistura única de antioxidantes e sua sinergia na pele.
Ocimum Basilicum, também conhecido como manjericão, oferece uma variedade de benefícios que ajudam a proteger e limpar a sua pele, para que possa exibir aquele brilho deslumbrante! Carregado com antioxidantes e nutrientes poderosos, o manjericão é uma das melhores ervas que já foram descobertas. Antiacne, a folha do manjericão tem poderosas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e anti-sépticas. Também é um excelente limpador de poros, pois contém óleos naturais que ajudam a agir como um limpador natural e remover o excesso de óleo e impurezas.
O mel é uma substância produzida naturalmente que é um subproduto das abelhas através da coleta de néctar das flores. É um umectante natural que ajuda a vincular a umidade à pele e, por causa de suas propriedades antibacterianas, trabalha para combater e prevenir a acne. Ingrediente natural frequentemente utilizado em produtos de cuidado com a pele k-beauty, o mel ajuda a absorver a umidade do ar e proporcionar hidratação duradoura à pele. Contém antioxidantes naturais que protegem a pele dos danos oxidativos e combate o envelhecimento precoce. Com propriedades anti-inflamatórias, ajuda a diminuir a aparência das cicatrizes.
Nativa da Austrália, o óleo essencial de melaleuca tem sido usado como remédio para o cuidado da pele pelos aborígines há centenas de anos. Também conhecida como árvore do chá ou Tea Tree, a melaleuca tem propriedades antimicrobianas para combater a acne e as bactérias que a causam. Conhecida por ser mais suave na pele do que a maioria dos outros ingredientes para combater a acne, a melaleuca alivia a inflamação e vermelhidão. Além disso, previne e reduz as cicatrizes de acne, proporcionando uma tez lisa e inibir manchas na pele.
Um aminoácido essencial, que não pode ser sintetizado em nosso corpo, a metionina deve ser obtida a partir dos alimentos. Possui grupos amino (básicos) e ácidos, ambos em sua estrutura, assim, pode fazer ligações temporárias com moléculas presentes nas proteínas da superfície da pele. Quando aplicado na pele ou no cabelo, forma uma camada sobre a pele, que além de proteger a pele, não deixa a umidade evaporar e, portanto, age como um condicionador para a pele e os cabelos. Melhora o tônus e a elasticidade da pele. Também promove o crescimento de cabelos saudáveis e fortalece as unhas.
Das mais de 900 espécies de Citrus conhecidas hoje, mikan (Citrus Unshiu) é uma tangerina sem sementes e fácil de descascar vinda da cidade japonesa de Satsuma. Esta pequena fruta é reconhecida como uma forma altamente eficaz (e natural) de hidratar a pele. O extrato de mikan é rico em flavona, e protege a derme de enzimas que podem degradar o colágeno da pele. Pelas suas qualidades adstringentes, anti-inflamatórias, antioxidantes e refrescantes, mikan é utilizado tanto em shampoos como em produtos para a pele.
Conhecida como mil em rama, a planta inteira do milefólio (Achillea Millefolium) é usada para fazer o extrato. As propriedades do extrato de Achillea Millefolium suaviza e rejuvenesce a aparência da superfície da pele. Assim, os poros são visivelmente refinados e as manchas escuras são reduzidas para uma aparência geral de pele mais clara, mais lisa e radiante. Ajuda a equilibrar a pele propensa ao excesso de oleosidade, acalma inflamações e reduz cicatrizes de acne. Utilizado em produtos para o cabelo, mil em rama é eficaz no tratamento de caspa, coceira, irritação do couro cabeludo e couro cabeludo oleoso, pois tem propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes. Também se destina a ajudar a neutralizar a queda de cabelo.
O mirtilo (Vaccinium Angustifolium) é um antioxidante que ilumina a pele, minimiza o aparecimento de rugas e funciona como um esfoliante natural para remover as células mortas da pele. Contém grandes quantidades de vitamina A, C, K e antocianina. Esses antioxidantes aumentam a produção de colágeno, reduzem a inflamação e combatem os radicais livres que podem levar ao envelhecimento prematuro da pele. A vitamina A e C melhora o tom e a textura da pele e equilibra a produção de sebo.
A planta Moringa Oleifera, também conhecido como “Árvore Milagrosa”, contém fenólicos e flavonóides para proteger a pele contra os danos dos radicais livres e manter a pele hidratada. Um ingrediente incrível para reforçar a barreira protetora da pele, revitalizando e prevenindo o envelhecimento da pele. O extrato de semente de moringa penetra efetivamente na pele. Suas propriedades nutritivas promove a produção de colágeno para tornar a pele elástica e jovem. O óleo de moringa é considerado não comedogênico (improvável que bloqueie ou obstrua os poros) e ajuda a reduzir a inflamação e a acne.
Mãe de todos os ingredientes da k-beauty, o filtrado de Saccharomyces se tornou popular por oferecer resultados perceptíveis. A mucina do caracol também é conhecida como filtrado da secreção do caracol. Contém ácido hialurônico, glicoproteína, antimicrobianos e peptídeos que combatem o envelhecimento prematuro da pele, aumentando a produção de colágeno. Esses nutrientes ajudam a proteger a pele do caracol contra danos, infecções, ressecamento e raios ultravioleta; e eles fazem o mesmo com a pele humana também. Ingrediente multifuncional, a mucina do caracol firma e restaura a pele, repondo a umidade e auxiliando na regeneração celular (o que ajuda a atenuar as cicatrizes de acne, suavizar a tez irregular e reduzir a hiperpigmentação).
A niacinamida, vitamina B3 ou ácido nicotínico, é um dos principais ingredientes coreanos para o cuidado da pele, usado para iluminar a pele opaca e reduzir a hiperpigmentação. Em k-beauty, a niacinamida é encontrada em uma variedade de produtos, de máscaras a cremes para os olhos. Este ingrediente restaurador da pele oferece vários benefícios para a pele: reduz visivelmente a aparência de poros dilatados, melhora a opacidade e combate os primeiros sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas. Antioxidante potente, melhora a textura e o tom da pele e também ajuda a fortalecer a barreira da pele contra danos ambientais. Esta vitamina é frequentemente usada para tratar doenças de pele como rosácea e acne e não é conhecida por causar reações adversas, o que a torna ideal para tipos sensíveis.
O extrato de folha de nogueira (Juglans Regia) é amplamente usada na medicina popular, para cuidar de inflamações da pele, por suas propriedades antissépticas e adstringentes. Antioxidante, protegem a pele dos danos dos radicais livres e reforçam a barreira protetora da pele para mantê-la saudável e com aparência jovem. O óleo de noz distribui-se facilmente na pele e é absorvido com extrema rapidez. Com propriedades antimicrobianas, o óleo de noz é muito bem tolerado e pode ser usado para cuidar de pele irritada.
O óleo de oliva (Olea Europaea) é usado na formulação de uma ampla variedade de tipos de produtos para banho e cuidados para pele. Além de ser repleto de propriedades antibacterianas e muitas vitaminas que não agridem a pele, a oliva também é um emoliente, o que a torna um excelente hidratante. Também auxilia na produção de fibroblastos adultos que não só auxiliam na reparação do tecido conjuntivo da pele, mas também na aparência da pele envelhecida.
A planta de olmo (Ulmus) é usada na medicina oriental tradicional na China e na Coreia. Descrito como um extrato de pele problemática devido à sua cura e propriedades cicatrizantes de renome, o extrato de olmo acalma irritações cutâneas e protege a pele dos danos do sol. Também é um agente de condicionamento da pele; ajuda a pele a reter sua umidade e ameniza eczema.
O extrato de orégano (Origanum Vulgare) é comumente encontrado em produtos medicamentosos devido às suas propriedades antifúngicas, antissépticas e antioxidantes. Agente condicionador, o óleo de orégano mantém a pele macia e sedosa enquanto fornece uma camada de hidratação à pele. Também trata a acne e ajudar a reduzir a produção de óleo na pele oleosa. Quando usado no cabelo, atua como um estimulante que aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo. Também trata infecções como a caspa e aumenta o crescimento de cabelos mais saudáveis.
O ouro, nos cuidados com a pele, é usado na forma líquida ou como ouro coloidal. No ouro coloidal, as partículas de ouro são nanométricas (geralmente de 1 a 15 nanômetros) para que permaneçam dispersas uniformemente em uma solução. Quando aplicado topicamente, ilumina a tez. Antioxidante, o ouro ajuda a proteger contra os radicais livres que aceleram o envelhecimento precoce da pele. Também possui propriedades anti-inflamatórias, que acalma a acne e reduz a hiperpigmentação.
O pantenol, análogo do álcool do ácido pantotênico, quando aplicado topicamente é rapidamente convertido em vitamina B5. A vitamina B5 retém a água de maneira eficaz, hidratando a pele e ajudando a manter a maciez e a elasticidade. O pantenol tem a vantagem adicional de atuar como umectante e emoliente. Os umectantes atraem e retém a água à pele, enquanto os emolientes selam as rachaduras da pele, impedindo a perda de água transepidérmica. Essas habilidades hidratantes destacadas tornam-no um ingrediente principal não apenas para muitos produtos para a pele, mas também para os cuidados com os cabelos e maquiagem. Além de seus excelentes benefícios hidratantes, o pantenol também tem alguns outros efeitos notáveis, particularmente no que se refere a acalmar a pele e promover a cicatrização de feridas.
A maioria dos tipos de pepino é composta por 95% de água. Apesar dessa alta concentração de água, o pepino contém uma grande variedade de nutrientes benéficos, como vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoesteróis, ácidos fenólicos, ácidos graxos e cucurbitacinas. Os principais constituintes que fornecem benefícios para a pele incluem vitamina C, betacaroteno, polissacarídeos e vitamina K. O extrato da fruta Cucumis Sativus (pepino) é usado em cosméticos e produtos de higiene pessoal devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e condicionantes da pele. Refrescante, o extrato de pepino acalma, alivia o inchaço e desintoxica a pele.
Usado há muito tempo em tratamentos de beleza tradicionais, o extrato de pérola proporciona brilho instantâneo à pele. O pó finamente moído é rico em nutrientes como cálcio, magnésio e zinco. Os minerais e propriedades ativas das pérolas mantêm a acidez da pele; retardando o processo de envelhecimento, hidratando e provendo firmeza à derme. Tem propriedades regenerativas, portanto benéficas para peles com tendência a acne e ajuda com linhas finas e rugas. Também reduz os sinais de hiperpigmentação e vermelhidão devido às suas propriedades calmantes.
Os PHAs (poli-hidroxiácidos) são os mais novos ácidos a assumir listas de ingredientes em k-beauty. Pertencem à família AHA, mas são maiores em tamanho em comparação com os AHAs mais comuns. Exemplos de PHAs são o ácido lactobiônico e a gluconolactona. Perfeito para pessoas com pele sensível, o PHA é mais suave com sua estrutura molecular maior e assim, penetra lentamente na pele. A esfoliação gentil resulta em um tom e textura de pele mais uniformes. Ajuda a reduzir linhas finas, rugas, pigmentação e cicatrizes de acne, ao mesmo tempo em que hidrata a pele, aumenta a renovação celular e retém a umidade. Além disso, tem fortes propriedades antioxidantes, o que o torna obrigatório para pessoas com tipo de pele madura.
Usada frequentemente na culinária coreana, a pimenta “Cho-phi” é conhecida por seu aroma fresco único e picante. Quanto aos benefícios para a pele, a pimenta Zanthoxylum Piperitum tem efeitos antioxidantes. É popular em produtos k-beauty, pois é um agente conservante natural e antibacteriano. Também conhecido como a pimenta japonesa, as cascas da fruta têm efeitos lifting duradouros, ótimos para o antienvelhecimento.
Existem várias variedades de pinheiros. Por exemplo, o Pinus Sylvestris é usado principalmente para extrair resina de cascas, pinhas e agulhas de pinheiro. Conhecido por possuir propriedades antimicrobianas, reduz a vermelhidão, coceira e inflamação da pele causada por infecções como acne. No cabelo, reduz os danos causados pela caspa. Melhora a saúde do couro cabeludo, melhora a textura do cabelo. Aumenta o crescimento de cabelos saudáveis e brilhantes. Ele também tonifica e mantém o equilíbrio do pH da pele e estimula a reparação celular da pele. Outro pinheiro que também é oxidante, o Pinus Densiflora tem propriedades regenerativas, pois promove a produção de colágeno e vitamina E. Quando fermentado, sua potência é considerada muito maior do que o extrato de chá verde. No entanto, os extratos de óleo não são iguais aos óleos essenciais porque não possuem as mesmas propriedades medicinais. O óleo de pinho é geralmente usado em aromaterapia, perfumaria e fragrâncias em produtos de banho.
Uma espécie popular de algas vermelhas cultivadas e consumidas comercialmente na Ásia, a Porphyra Yezoensis tem alto teor de proteína que fornece uma fonte de vários peptídeos bioativos exibindo propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas, cicatrizantes de tecidos, imunomoduladoras e anticoagulantes. Além disso, muitas outras substâncias biologicamente ativas na Porphyra Yezoensis tem benefícios potenciais à saúde e são importantes nas indústrias de alimentos e agricultura. Na indústria cosmética, a Porphyra Yezoensis é um ingrediente ativo devido à sua potente capacidade de proteção da pele. Os peptídeos da Porphyra Yezoensis aumenta a produção de elastina e colágeno e diminui a expressão da proteína.
Os pós-bióticos são os subprodutos (produtos do metabolismo) de bactérias probióticas que foram fermentadas ou lisadas. Devido a sua bioatividade, funcionam de maneira semelhante aos prebióticos e aos probióticos, no sentido de que sustentam as bactérias benéficas que vivem na superfície da pele. As fórmulas de produtos para a pele pós-bióticos contêm uma forma de ingredientes de fermentação bacteriana, como ácido lático e glicerol. Eles são uma grande fonte de antioxidantes que protegem a pele. Os pós-bióticos também são umectantes que ajudam a manter a pele hidratada. Muitos dos produtos “probióticos” para a pele, contendo lisados e extratos de fermento microbiano, também são considerados como produtos para a pele pós-bióticos. Contribuem para o reforço da barreira de defesa da pele, hidratação e também para a proteção contra micro-organismos causadores de doenças cutâneas.
Nos alimentos, os prebióticos podem ser encontrados nas frutas e vegetais do dia-a-dia, como banana, alho-poró e aspargos, na forma de fibras vegetais e amido resistente. Eles servem como alimento para bactérias amigáveis no intestino e ajudam na digestão. Fontes de alimento para probióticos, os prebióticos incluem fibras e certos açúcares. Nos produtos de skin care, servem para alimentar esse ambiente com bactérias boas e, assim, manter a pele protegida. Desempenham um papel essencial na construção de uma barreira cutânea mais forte ao aumentar as ceramidas nas camadas da derme, tratando a sensibilidade, ressecamento e sinais de irritação.
Planta com flor nativa da América do Norte, grupos indígenas têm usado a prímula (Oenothera Biennis) como cultura medicinal há centenas de anos, tratando doenças como hematomas, problemas digestivos e dores de garganta. Em produtos cosméticos, o óleo de prímula hidrata a pele e reduz a inflamação, irritação e apoia o tratamento da acne. Devido ao seu alto teor de ácido gama-linoléico, o extrato de semente de prímula infunde umidade e elasticidade na pele e ajuda a fortalecer sua barreira natural, deixando-a radiante e translúcida. No couro cabeludo, equilibra sua oleosidade natural, o que ajuda para reduzir e prevenir a caspa. Também fortalece o cabelo contra os danos causados pelas condições ambientais, como intempéries, calor e radiação ultravioleta.
Disponíveis em alimentos como o iogurte, kimchi, sopa de missô, chocolate com manteiga e leite probiótico, os probióticos adicionam bactérias benéficas ao microbioma intestinal e podem fornecer vários benefícios à saúde. Os probióticos como lactobacilos ou bactérias bífida também têm impactos reais na pele, podem reduzir os surtos de acne e controlar a pele seca e dermatite. A aplicação de um produto probiótico também ajuda a trazer o ecossistema da pele de volta a um estágio normal, resultando em uma pele equilibrada e com aparência saudável. Recuperam peles sensíveis, amenizam os efeitos da poluição e do excesso de sol e produtos, e ainda deixam a pele mais macia e luminosa. Também estimulam a produção de antibióticos naturais, ácido hialurônico, ácido lático e ceramidas na pele.
A prolina é um aminoácido não essencial, o que significa que o corpo humano pode sintetizá-lo a partir do aminoácido não essencial L-glutamato. Prolina é um aminoácido usado principalmente em produtos antienvelhecimento para a pele devido à sua capacidade de ajudar a melhorar a elasticidade da pele, aumentar a produção de colágeno e promover a reparação e regeneração da pele. Após a aplicação tópica, a prolina e outros aminoácidos podem penetrar efetivamente na pele porque têm um peso molecular médio baixo.
A própolis é uma mistura resinosa e pegajosa produzida pelas abelhas, usada para esterilizar e as lacunas do favo de mel. Ingrediente natural multitarefa adotado para uso em cuidados com a pele k-beauty, a própolis tem recursos naturais de cura. É repleto de propriedades antioxidantes que suavizam profundamente e suavizam a pele danificada. Também é usada em fórmulas de cuidado antienvelhecimento. Possui uma alta concentração de flavonóides que trabalham para combater e aliviar quaisquer sinais de inflamação. Suas propriedades antimicrobianas ajudam a ajudar a pele com tendência à acne e a combater os danos causados pela poluição. Nos produtos coreanos, a própolis é usado como reforço na rotina de cuidados com a pele, pois deixam a pele macia e com glow.
Ingrediente nativa da Coreia, a planta Pulsatilla Koreana é usada na medicina tradicional à base de ervas e tem efeitos terapêuticos e anti-inflamatórios. O extrato da flor de Pulsatilla Koreana mais utilizado por suas atividades antimicrobiana e conservante natural. O extrato de planta também é um remédio fitoterápico oriental tradicional conhecido por seus efeitos analgésicos, antinflamatórios e adstringentes.
A quitosana, fibra derivada de quitina, é uma substância que pode ser encontrada nas cascas externas duras de certos crustáceos, como lagosta, caranguejo, camarão e nas paredes celulares de certos fungos. Quando aplicada na pele, ela forma uma camada protetora extra para manter a umidade. A hidratação extra permite que a pele adquira uma aparência mais saudável, enquanto funciona com todo o seu potencial regenerador, cicatrizando feridas. Também aumenta a permeabilidade de outros ingredientes, enquanto protege e previne a inflamação. A quitosana também demonstrou ser capaz de aumentar a síntese natural de colágeno da pele. Além de ser um ingrediente fantástico para a pele, a quitosana traz muitos benefícios também para os cabelos, hidratando e reconstruindo o cabelo danificado.
O resveratrol está naturalmente presente em uvas, frutas vermelhas, amendoim, pistache e grãos de cacau e serve como a armadura defensiva das plantas – e tem um efeito reparador semelhante quando usado em produtos para a pele. A casca e as sementes das uvas vermelhas são as fontes mais abundantes de resveratrol, o que resulta em concentrações significativas deste composto no vinho tinto. Ingrediente com alta capacidade antienvelhecimento, o resveratrol luta contra o estresse oxidativo e tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, que acalmam a pele e reduz a vermelhidão. Não apenas ilumina o tom de sua pele, mas também melhora a textura geral da pele.
A romã (Punica Granatum) não apenas contém cerca de 48% da vitamina C diária, mas também contém outros antioxidantes, como antocianinas e taninos – bloqueadores definitivos dos danos dos radicais livres. Estes ingredientes ativos também repara a pele danificada por fatores ambientais como a radiação ultravioleta. A romã ajuda a proteger a epiderme e auxilia na regeneração das células da pele tanto da epiderme quanto da derme, auxiliando na reparação dos tecidos e na cicatrização de feridas. Antienvelhecimento, a romã reduz os sinais de envelhecimento da pele causados pelos danos e exposição ao sol, como rugas e linhas finas. Também melhora as manchas escuras, ilumina a pele e previne manchas.
O rooibos, também conhecido como chá vermelho africano, é obtido das folhas de uma planta pertencente à família das leguminosas, Aspalathus Linearis, que cresce nas cordilheiras sul-africanas. Este chá contém quantidades abundantes de AHA (alfa-hidroxiácido) e zinco, que ajudam a reduzir os sinais prematuros de envelhecimento, como rugas e linhas finas. Com benefícios anitoxidantes e anti-inflamatórios, também tem a capacidade de proteger a pele e é capaz de reativar a vitamina E destruída anteriormente pelos radicais livres, que por sua vez nutrem e reparam os tecidos. O extrato de rooibos é hipoalergênico e antibacteriano, excelente para combater irritações cutâneas. O extrato de folha de rooibos contém minerais essenciais para o crescimento do cabelo e promove cabelos brilhantes e macios.
Embora existam vários tipos de salgueiros, cada um com seus próprios extratos exclusivos, o extrato de casca de salgueiro usado em produtos para a pele é geralmente derivado da casca de salgueiro branco (Salix Alba). Fonte natural de ácido salicílico, o extrato de Salix Alba é um calmante para a pele e um condicionador hidratante do cabelo. O extrato da casca de Salix Alba facilita a esfoliação natural suave enquanto suaviza, acalma e hidrata a pele irritada. Também é um ingrediente cosmético antirrugas natural e eficaz. Anti-inflamatório, a água do salgueiro branco ajuda a aliviar irritações, vermelhidão e inflamações na pele. O extrato de salgueiro negro (Salix Nigra) também acalma a pele irritada, equilibra o pH e estimula a regeneração celular, ideal para peles com tendência acneica.
Santalum Album, chamado de “Chandan” em muitas línguas indianas, é a árvore de sândalo mais popular e comumente usada. Com propriedades antioxidantes, o óleo de sândalo indiano protege contra estressores ambientais, além de nutrir e repor a umidade da pele, aumentando sua elasticidade. Também tonifica a pele e minimiza a aparência dos poros. Por causa dessas qualidades e suas propriedades anti-inflamatórias, reduz o aparecimento de cicatrizes.
Erva perene que cresce no leste da Ásia, incluindo Coréia e China, Saururus Chinensis é chamada de “Três Ervas Brancas” na Coreia porque a flor, a folha e a raiz desta erva são todas brancas. Com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, Saururus Chinensis protege e ajuda a evitar os efeitos nocivos de fatores externos na pele. Hidratante, também tem propriedades que podem tratar a hiperpigmentação, uma vez que previne a produção de melanina. Adstringente, auxilia a minimizar a aparência dos poros.
Aminoácido não essencial (o que significa que nosso corpo pode sintetizá-lo), a serina serve como ingrediente de ligação à água. Devido ao alto teor de proteínas ajuda na produção de colágeno e aumenta a elasticidade da pele, hidratando-a e retardando a formação de sinais de envelhecimento. Também condiciona o cabelo, tornando-o mais liso e saudável. Isso também leva a menos queda de cabelo e cabelos mais fortes. Atua como agente antiestético, ideal para uso em xampus e condicionadores, pois não irrita o couro cabeludo. É muito suave por natureza e tem um efeito calmante no couro cabeludo.
Os cogumelos shiitake (Lentinus Edodes) são apreciados por sua capacidade de atenuar a aparência de fotodanos e cicatrizes de acne. Suas propriedades de cicatrização da pele melhoram a resistência da barreira, estimulam uma renovação mais rápida da pele e aumentam sua elasticidade. Repletos de antioxidantes, o shiitake protege a pele e o cabelo dos radicais livres e substitui a proteína da pele danificada, revitalizando-a. Anti-inflamatório, pode ser usado em peles acneicas, irritadas ou sensíveis, pois minimiza a irritação e atua como um antimicrobiano. Excelente fonte de ácido kójico, o shiitake é usado para clarear a pele e desbotar manchas solares.
A soja (Glycine Soja) é utilizada em cosméticos na forma de óleo, extrato e também de esteróis, todos igualmente benéficos como antioxidantes. O extrato de soja, quando aplicado na pele, esfolia as células mortas da pele revelando um tom uniforme. Tem efeito anti-inflamatório, sendo benéfico para peles avermelhadas, inflamadas e sensíveis. O extrato também é usado para fins de proteção solar, pois também fornece proteção contra os raios ultravioleta prejudiciais. Os esteróis de soja formam uma camada sobre a pele de tal forma que não deixa a umidade evaporar e, assim, preserva a umidade inerente. O óleo da soja também cria uma rica camada na pele que impede que a água escorra, para que mantenha a hidratação por mais tempo.
A oximatrina, comumente conhecida como extrato da raiz de Sophora Angustifolia, é mais frequentemente usado no tratamento de infecções e reações alérgicas. Ingrediente cosmético botânico com propriedade antiacne, antibacteriana e anti-inflamatória. Agente condicionador da pele, o extrato da raiz de Sophora Angustifolia tem propriedades iluminadoras para ajudar a atenuar manchas escuras e hiperpigmentação e também auxilia a biossíntese de colágeno. O extrato da raiz de Sophora Angustifolia fornece nutrição rica para o cabelo e couro cabeludo, promovendo o crescimento do cabelo.
O sumagre (Rhus) é um ingrediente popular na culinária do Oriente Médio e tem uso cosmético. Nativa da Ásia, o extrato da planta Rhus é usado como ingrediente condicionador da pele e do cabelo em preparações cosméticas. Rico em fenóis e flavonoides, o sumagre é anti-inflamatório, antimicrobiano e antifúngico. Tradicionalmente, era usado para tratamento de feridas. Ajuda a tratar a inflamação e danos do sol. Antioxidante, repleto de vitamina C, reduz os sinais de envelhecimento. O extrato do caule de Rhus Javanica aumenta a umidade da pele e melhora sua elasticidade. A cera de sumagre é mais comumente usada em maquiagem pela formulação suave, adequado para contato direto com a pele.
Reconhecido como uma forma altamente eficaz (e natural) de hidratar a pele, o extrato de tangerina (Citrus Nobilis) é um ativo botânico que contém vitaminas C, E e A. A tangerina também contém um flavonóide chamado hesperidina, com poder antioxidante que repara os danos dos radicais livres, melhorando a renovação das células da pele, suavizando a textura ao longo do tempo, para uma pele mais saudável e radiante. Também protege a pele de enzimas que podem degradar o colágeno e ajuda a eliminar a descoloração/tom de pele irregular e hiperpigmentação. Pelas suas qualidades adstringentes, anti-inflamatórias e refrescantes, o extrato de tangerina é utilizado tanto em shampoos como em protetores solares para penteados e pós-sol.
A tirosina é um aminoácido não essencial (o que significa que pode ser produzido dentro do corpo) usado pelas células para sintetizar proteínas e também pode ser encontrado em produtos de soja, frango, peru, peixe, amendoim, abacate, etc. É usado em produtos para a pele devido à sua capacidade de produzir melanina, responsável pela pigmentação de pele e cabelos. A tirosina também estimula os fibroblastos a produzir mais colágeno quando associada ao ácido ascórbico (vitamina C). Tanto interna como externamente, ajuda a tornar a pele mais hidratada e com uma aparência mais nova.
Os tocoferóis são uma classe de compostos químicos orgânicos, muitos dos quais têm atividade da vitamina E, vitamina solúvel em gordura. Antioxidante natural que pode ser isolado do óleo vegetal, o tocoferol é adicionado aos nossos produtos como um antioxidante para evitar a deterioração do produto devido à deterioração causada pela reação com o oxigênio. Além de proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, o tocoferol é excelente para proteger e acalmar a pele. Também protege a barreira lipídica da pele, retendo a umidade para manter a barreira cutânea intacta. As formulações contendo tocoferol ajudam a combater os efeitos do envelhecimento.
Os tomates (Solanum Lycopersicum) contêm um antioxidante ultra-potente chamado quercetina, ácido salicílico, licopeno, bem como vitaminas A, C e E para lutar contra os radicais livres, clarear sua pele e evitar os danos do sol. Usar tomates em seus cuidados com a pele pode ajudar a reduzir a inflamação, combater os sinais de envelhecimento e eliminar erupções. O extrato de tomate pode estreitar os poros, eliminar o excesso de sebo, deixando sua pele com aparência jovem. Também estimula o processo de renovação e produção de novas células que ajudam a limpar a pele. O óleo de semente de tomate é benéfico para a pele e o cabelo, hidratando profundamente todos os tipos de pele, especialmente favorável para peles maduras e cabelo danificado.
A treonina é um aminoácido contendo álcool que não pode ser produzido pelo organismo (essencial) e precisa ser consumido na dieta para a biossíntese de proteínas. Em cosméticos, a treonina é aumenta a formação de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pela manutenção da firmeza e aspecto jovial da pele. Este aminoácido é considerado benéfico no cuidado da pele e do cabelo devido às suas propriedades hidratantes, protetoras, cicatrizantes, regeneradoras da pele e antienvelhecimento. Também mantém os cabelos bem nutridos e atua como um excelente agente antiestático, condicionando os cabelos secos.
Nutricionalmente a parte mais rica do grão, mas geralmente é descartada para não comprometer a farinha de trigo, o gérmen pode ser processado para se obter o óleo. Com alto teor de vitamina E, ácido linoléico e linolênico, o óleo de gérmen de trigo restaura a umidade da pele e fortalece sua barreira protetora natural. Um poderoso antioxidante calmante que ajuda a manter a pele firme e radiante. Outro ingrediente cosmético utilizado é a proteína de trigo (Triticum) hidrolisada, rico em proteínas e aminoácidos. Aumenta a firmeza da pele e ajuda a formar uma película que retém a umidade e proporciona luminosidade. Evita o ressecamento da pele e diminui o aparecimento de rugas. Nutre e repara os cabelos, desembaraça, proporciona brilho e hidratação.
O óleo de semente da uva (Vitis Vinifera) é um ingrediente rico em ácidos graxos nutritivos que condicionam a pele, perfeitas para a pele seca. Reconhecido por restaurar a flexibilidade, o óleo de semente da uva também exibe uma atividade significativa de cicatrização de feridas. Com propriedades antioxidantes, especialmente da alta concentração de vitamina E, o óleo de semente da uva ajuda a renovação celular, firmando e nutrindo a pele. O resveratrol, um dos principais ingredientes ativos do óleo de semente da uva, apresenta atividade antimicrobiana e contém propriedades adstringentes que tonifica a pele.
A valina é um aminoácido essencial (um bloco de construção das proteínas da pele como o colágeno) que nosso corpo não pode produzir por si mesmo, mas é vital para a saúde geral da pele. Devido ao fato da valina não ser produzida no corpo, ela deve ser introduzida na pele com a alimentação ou aplicada topicamente com os produtos para a pele Restaurador da pele, este aminoácido pode ajudar a fortalecer os blocos de construção que constituem a pele, bem como reter a água e hidratá-la. Considerado importante o uso em sua rotina de cuidados com a pele para uma tez protegida, suavizada, firme e hidratada.
O veneno de abelha é um líquido incolor e ácido que as abelhas excretam através de seus ferrões em um alvo quando se sentem ameaçadas. O processo de extração é seguro e garante que a vida, o bem-estar e o desempenho das abelhas não sejam afetados. Uma vidraça por onde passa uma leve corrente elétrica atrai as abelhas, faz com que piquem e deixem seu veneno na superfície do vidro – os ferrões intactos. O veneno de abelha contém compostos anti-inflamatórios, incluindo melitina e apamina, que têm propriedades medicinais. O ingrediente ativo “engana” a pele fazendo-a acreditar que foi picada, aumentando a produção de colágeno e elasticidade da pele para uma aparência mais jovem. Mas, não se preocupe – aplicar produtos com veneno de abelha não é doloroso!
A violeta (Viola Mandshurica) inclui óleos essenciais (salicilatos de metila), glicosídeos, flavonóides, saponinas e pigmentos. Os princípios ativos hidratam e nutrem a pele. Anti-inflamatório, o óleo de Viola Mandshurica ajuda a acalmar a pele danificada. Antioxidante, o extrato da violeta inibe as reações favorecidas pelo oxigênio, evitando assim os danos dos radicais livres. Adstringente, contrai a pele e minimiza a aparência dos poros. Também é usado como fragrância.
A ingestão de vitamina A é vital para a reparação e rejuvenescimento da pele. Existem dois tipos de vitamina A – retinóides que vêm de produtos animais e betacaroteno que vem de plantas. Uma substância solúvel em gordura necessária para uma pele saudável, topicamente a vitamina A protege sua tez de irritantes prejudiciais que tentam atacar a superfície, ajudando assim seu corpo a repelir qualquer bactéria prejudicial. Os retinóides são usados para tratar e limpar, pois ajudam a regular a renovação das células da pele, o que ajuda a prevenir a formação de poros entupidos. Também estimulam a produção de colágeno, o que pode melhorar a aparência de cicatrizes relacionadas à acne. A principal forma de vitamina A concentrada, o retinol (álcool alicílico), pode beneficiar a pele propensa à acne ou danificada pelo sol, mas ele tem vários efeitos colaterais, como irritação cutânea severa. Por causa disso, existem restrições ao uso do ácido A/retinol. O outro tipo de vitamina A são o betacarotenos. No corpo, os carotenoides, encontrados naturalmente em nosso ambiente como betacaroteno, se convertem em vitamina A. Quando aplicado topicamente, também garante que a pele seja regenerada, retendo a umidade. Antioxidante, nos cuidados com a pele, a vitamina A minimiza a acne, linhas finas e rugas, inflamação e pigmentação associadas ao fotoenvelhecimento.
A vitamina B é um poderoso antioxidante, nutriente vital de que as células da pele precisam para permanecer fortes, saudáveis e resistentes. Existem muitos tipos diferentes de vitamina B, cada um com sua função específica e nenhum dos quais é produzido pelo corpo naturalmente. Para colher os benefícios desse ingrediente, deve ser aplicada diretamente na pele (B3, B5 e B12) ou ingerida numa dieta rica em nutrientes (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12).
- Vitamina B2 (riboflavina): B2 pode ajudar a melhorar o tom da pele, tornar a pele mais radiante e equilibrar os óleos naturais, tornando essas vitaminas excelentes para pele seca ou acne.
- Vitamina B3 (ácido nicotínico ou niacinamida): A vitamina B3 apoia as defesas naturais da pele. Ajuda a proteger contra os estressores ambientais e melhora a aparência e a sensação da pele madura, seca e sensível.
- Vitamina B5 (ácido pantotênico): luta com a pele seca, opacidade ou perda de elasticidade? O B5 é uma ótima opção para manter a pele hidratada e flexível. O ácido pantotênico também equilibra a pele e acalma o aparecimento de vermelhidão e inflamação.
- Vitamina B6 (piridoxina): Esta vitamina B ajuda a diminuir os efeitos do desequilíbrio hormonal, que pode levar ao aparecimento de acne. Use B6 para tratar acne hormonal, inflamação e vermelhidão.
- Vitamina B7 (biotina): A biotina dá à pele uma aparência naturalmente revitalizada, tornando-a adequada para peles opacas e envelhecidas.
- Vitamina B9 (ácido fólico ou folato): a B9 confere à pele uma sensação de purificação. Experimente se tiver acne ou congestão frequente.
- Vitamina B12 (cobalamina): a vitamina B12 aumenta o brilho da pele opaca e madura. Esta vitamina B também ajuda a diminuir a aparência de manchas escuras e tom de pele irregular.
A niacina, também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico, é uma vitamina hidrossolúvel A designação “vitamina B3″ também inclui a amida correspondente, a nicotinamida, ou niacinamida. A estrutura molecular da niacinamida é muito pequena e pode ser rapidamente absorvida pela pele do rosto. A niacina pode promover o processo de eliminação das células da melanina facial e acelerar a síntese de colágeno. Pode iluminar a pele naturalmente e reduzir a hiperpigmentação, acalmando a vermelhidão no rosto. A niacinamida, forma ativa da vitamina B3, também ajuda a corrigir a descoloração e manchas escuras para dar-lhe uma pele lisa, perfeita e uniforme. A vitamina B3, recomendada para pele seca, rosácea e eczema, atua no condicionamento e na nutrição da pele e combate as linhas finas e rugas.
A vitamina B5 (ácido pantotênico) tem um peso molecular pequeno, que pode penetrar efetivamente na superfície da pele. Com forte efeito hidratante, melhora efetivamente a pele áspera, tornando-a macia e não pegajosa. O derivado de álcool mais estável da vitamina B5 é o pantenol, também conhecido como dexpantenol ou provitamina B5. Quando aplicado topicamente, o pantenol é prontamente absorvido e rapidamente convertido enzimaticamente em ácido pantotênico. O pantenol hidrata e atua como restaurador da barreira cutânea e facilitador da cicatrização de feridas. A cicatrização de feridas tem uma necessidade maior de ácido pantotênico por causa do aumento da renovação das células para o reparo de feridas.
A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina essencial que seu corpo precisa, mas não pode produzir. Dado o papel da vitamina B12 na produção de células, níveis adequados desta vitamina são necessários para promover cabelos, pele e unhas saudáveis. Quando aplicada topicamente, a vitamina B12 melhora o equilíbrio do pH, a textura e a retenção de umidade da pele. Assim, protege a pele do ressecamento. Também ajuda a uniformizar o tom da pele, evitando a hiperpigmentação e mantém a juventude da pele. Para os cabelos, a vitamina B12 estimula a repigmentação do cabelo e ajuda a estimular o crescimento do cabelo, evitando a queda prematura do cabelo.
A vitamina C, ingrediente de beleza essencial para a pele, quando infundido em produtos skin care ajuda a proteger a pele dos danos do sol e dos nocivos raios UV. As propriedades antioxidantes da vitamina C desempenham um papel na síntese de colágeno e ajuda a suavizar as manchas escuras. Antioxidante, rejuvenesce a pele, melhorando a clareza e o brilho da pele. Benéfico para os cabelos, a vitamina C ajuda a combater as bactérias no couro cabeludo e se livrar de qualquer sujeira e resíduos, incentivando assim o crescimento de novos cabelos. Conhecida como ácido ascórbico, essa vitamina solúvel em água na forma pura é chamada de ácido L-ascórbico, biologicamente ativa. A vitamina C pode ser uma molécula instável e perde sua eficácia rapidamente, portanto existem vários derivados, como ascorbil fosfato de sódio, palmitato de ascorbil, ascorbato de retinil, tetrahexildecil ascorbato e ascorbil fosfato de magnésio que ajudam a manter a vitamina C estável e quando em contato com a pele, liberam a vitamina C pura.
Sua pele pode realmente produzir uma forma de vitamina D em resposta à exposição à radiação ultravioleta (ou luz do sol!), mas também pode ser obtida artificialmente através da dieta ou suplementos. Para obter cabelos longos e brilhantes, é importante incluir alimentos ricos em vitamina D em sua dieta, pois a falta dessa vitamina pode resultar em perda de cabelo. Há duas formas principais de vitamina D (D2 e D3) e apenas a D3 pode ser sintetizada pela pele após a exposição à radiação solar UVB. Não é necessário tomar sol por horas, apenas 10 minutos diário é tudo que você precisa para produzir níveis adequados de vitamina D. Topicamente, os potentes efeitos antioxidantes da vitamina D ajudam a neutralizar os radicais livres que estão presentes no meio ambiente. Além disso, a vitamina D3 aplicada topicamente melhora de forma eficaz o teor de umidade e a hidratação da pele. As propriedades anti-inflamatórias da vitamina D evitam danos à pele, tornando-a mais eficaz no tratamento de lesões na pele, psoríase, eczema e estrias.
A vitamina E não é sintetizada por humanos e deve ser introduzida no corpo e na pele por meio da digestão ou aplicação tópica. Existem quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis; todos os oito compostos podem ser corretamente referidos como “vitamina E”. Destes oito compostos, o alfa-tocoferol é a forma mais abundante e biologicamente ativa do corpo humano. A vitamina E é o principal antioxidante lipossolúvel encontrado na pele humana, via sebo. Sendo um poderoso antioxidante da pele, reduzir os danos causados pelo sol e protege a pele contra UV. Agente de limpeza, a vitamina E também ajuda a limpar a sujeira, fuligem e outras impurezas, ao mesmo tempo em que mantém o equilíbrio da oleosidade da pele. O óleo de vitamina E, trata cicatrizes e ajuda a construir novos depósitos de colágeno, acelerando a produção de células e regulando a produção de umidade. Mantém a sua tez saudável e atenua o aparecimento dos sinais de envelhecimento, sendo absorvida na camada mais profunda da pele.
Não tão conhecida quanto às outras vitaminas, a vitamina K topicamente desempenha um papel fundamental na proteção da elasticidade da pele. Os nomes científicos da vitamina K são: K1- Filoquinona, K2 – Menaquinona e K3 – Menadiona. Como é conhecida por melhorar significativamente a circulação sanguínea, a vitamina K é consideravelmente usada em cosméticos. Os produtos de cuidados da pele com vitamina K ajudam a reduzir a descoloração sob os olhos, atuando profundamente nas camadas da pele para reconstruir a elastina e a pele fina, muitas vezes a fonte de descoloração. É um poderoso antioxidante que melhora a saúde da pele. Além disso, ajuda a fortalecer a pele madura.
O zinco oferece vários benefícios impressionantes e antioxidantes para a pele, mas nem todos os Zn são criados da mesma forma! O óxido de zinco é um agente calmante que ajuda a curar feridas, pele severamente rachada, coceira e irritação. Portanto, é usado como um ingrediente principal para tratar a rosácea. Com propriedades adstringentes suaves, ajuda a regular a produção de óleo da pele e a reduzir o aparecimento de poros grandes. O óxido de zinco é frequentemente adicionado em protetor solar, creme para assaduras, loção de calamina e maquiagem mineral. A fórmula mineral em pó (óxido de zinco micronizado) usada no protetor solar reflete e absorve os nocivos raios UVA e UVB de forma que eles não alcancem sua pele. Além disso, pode ser usado com eficácia para manter o tom de pele uniforme e combater o envelhecimento precoce. Por outro lado, o zinco PCA (ou ‘sal de zinco’) foi saudado como uma cura milagrosa para manchas pela sua capacidade de reduzir a vermelhidão, proteger o crescimento do colágeno e reduzir o excesso de óleo.